Translate

segunda-feira, 22 de julho de 2013

The Beginning...

O processo começou em agosto de 2012 através da inscrição no site da Fulbright. Vários essays escritos, vários conselhos ouvidos, e muita energia positiva para que tudo desse certo. Nove meses depois a boa notícia chegou: It's a girl!! And you're going to the University of Tulsa.
O início foi de negação: "ah não! Mas eu queria ir para Califórnia"!! Depois veio a aceitação: "ah, tudo bem, Tulsa é a segunda maior cidade de Oklahoma, e o lugar é beeeem bonito, tá". Em seguida vieram as piadinhas: "cuidado com os tornados"! E agora, a ansiedade, o desespero, o medo, a tristeza...: "será que eu vou aguentar ficar tanto tempo sem a minha família, sem meu noivo, sem meus cachorros, meus amigos"?, "será que vai dar tudo certo"?

Então deixe-me explicar mais ou menos what's going on!

A Fulbright é um programa do governo Estadunidense que concede bolsas de intercâmbio educacional para estudantes, professores e pesquisadores. O programa do qual faço parte chama-se FLTA (Foreign Language Teaching Assistant) que engloba não somente o Brasil, mas bolsistas do mundo todo. Esse programa tem como objetivo incrementar o ensino de línguas estrangeiras nas universidades de lá, estreitando as relações entre os EUA e vários outros países. Além disso, teremos a chance de estudar na host university que iremos e viajar por todo o país (até onde o dinheiro permitir). Todo o programa é patrocinado pela CAPES e Fulbright, que nos fornecem passagens, moradia, alimentação, hospedagem (durante os orientation) e uma bolsa para eventuais gastos com materiais, roupas, etc.


Santa Ceia com os Fulbrighters no Vitrine.
Dia 11 e 12 de julho eu estava em São Paulo (com passagens e hotel pagos pela Fulbright) para a nossa PDO (Pre-departure Orientation) e para tirar o visto no Consulado americano. Foi super legal e enriquecedor conhecer e trocar figurinhas com todos os outros Fulbrighters que também vão para os EUA fazer a mesma coisa que eu. Mas o mais legal foi tirar o visto passando na frente de 300 mil pessoas que estavam esperando na fila há 5 horas para o entrevistador do consulado com aquele sotaque perguntar: "Você vai para Oklahoma? Você está muito excitada com isso? Não se preocupe, você irá se divertir muito! Seu visto foi concedido"! Foi uma EXPERIÊNCIA para a vida inteira.

Dia 10 de agosto embarco para Lansing (Michigan), onde terei minha Summer Orientation. Portanto, em breve mais informações. I hope you enjoy it as much as I do!

9 comentários:

  1. Correção: como o processo pode ter começado em 'agosto de 2014' se nós estamos ainda em julho de 2013?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Mayara,

    Que legal ter mais uma pessoa relatando nossa experiência =)
    Conta, recontar, ler e reler sobre o FLTA traz sempre uma emoção nova. Isso porque nem começamos nossa jornada ainda. Mas tenho certeza que os nove meses de espera valeram/valerão muito!

    ResponderExcluir
  4. Hey teacher! Espero algum dia passar por essa mesma experiência! Que você aproveite muito, e já aproveito pra agradecer pelas aulas esse semestre aqui no IFSC :)
    Estarei acompanhando o blog para saber tudo dessa aventura aí em Oklahoma!

    Alessandra, 2ª fase do curso técnico em Informática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you, sweety! I'm sure you will have the chance of traveling all over the world! Go for it!!

      Excluir
  5. É isso aí, Professora!
    Parabéns pela conquista e boa sorte nesta nova etapa!
    Obrigado pelos conhecimentos repassados no semestre, principalmente o Tsuru!
    Abraço!

    Pedro - 2º Módulo - Mecatrônica Industrial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thanks a lot, dear!
      And now you can make a lot of tsurus for good luck!!

      Excluir